Como passar na redação do Enem

A maior dificuldade dos estudantes é a redação, escrever bem, acentuar e entender o tema da redação são um enigma na hora da prova.
Por isso deve se estudar muito a escrita, e elaborar textos para treinar. A maioria dos temas do Enem são voltados ao últimos acontecimentos no país. Tais como: Catastrofes, civilização, politica, racismo, homofobia, entre outros assuntos que fazem parte do nosso cotidiano.

Nesse artigo vamos listar 5 dicas para passar na redação do Enem, de forma prática, criando um planejamento de estudo, sem misturar com os ensinamentos das outras matérias, sem dúvidas você conseguirá se organizar melhor e passará com nossa máxima na redação.

1- Planejamento

Por mais difícil que seja estudar todas as matérias e temas da redação da prova, digamos que o mais viável é o planejamento de cada uma delas. Criando uma lista no google docs ou planilha no excel.
O planejamento permitirá que você consiga se organizar de forma estudantil e tenha mais atenção na hora de realizar a redação do enem.
Muitos estudantes, fazendo primeiro a prova e depois a redação, e isso é uma opção totalmente errada, pois diante de cálculos e questões que fugiram totalmente de uma escrita formal de redação de vestibular.
A redação deve ser feita antes das questões da prova! faça com atenção, de cabeça limpa e sem preocupação, a escrita te deixará mais tranquilo para resolver suas questões a seguir.

2- Crie uma estrutura na redação

Desde o ensino fundamental, é ensinado como estruturar um texto, Título, entrodução, desenvolvimento e conclusão. O texto deve seguir essa margem de escrita, para facilitar os trechos e separar suas ideias sobre o assunto mencionado. Deve-se escrever somente sobre o assunto do título, não crie palavras que fogem do assunto ou deixem seu texto muito formal, seja dinamico, vá direto ao assunto e se explique na conclusão.

3- Revise o texto

A revisão em si não é ler a redação mil vezes, e sim analisar com cautela a sua escrita e ver se faz sentido o que você escreveu, ter paciência e ler com calma em um momento de tensão é difícil, pois a redação pode garantir uma nota maior. Mas tenha calma, seja paciente com você, respire e leia linha por linha no máximo 2x.

4- Passe o texto a limpo

A última etapa da redação é passar a limpo, escreva legivelmente, não se esqueça dos acentos, não suje a folha e não rasure, lembre-se que serão descontados da sua nota rasuras e falta de pontuação correta. Os detalhes fazem a diferença na redação do enem, se atente.

5- Veja um Curso onli-ne de redação

São tantas opções que a internet oferece se tratando de educação, procure um curso grátis de redação e comece a estudar agora mesmo, é sempre bom uma ajuda a mais, veja videos no youtube ou em forum de educação, de pessoas que conseguiram tirar boas notas na redação do enem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *