Quem Pode Fazer um Curso PRONATEC: Veja Regras!

Chegou a hora de você saber quem pode fazer um curso PRONATEC! O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo Governo Federal, tem como principal objetivo democratizar o acesso ao ensino tecnológico e profissional no país. Saiba mais sobre quem pode fazer um curso PRONATEC!

Quem Pode Fazer um Curso PRONATEC

Quem Pode Fazer um Curso PRONATEC

O PRONATEC foi criado com o intuito de fazer com que jovens, trabalhadores e outros beneficiários de programas de transferência de renda pudessem ter acesso a cursos de formação profissional de qualidade, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Atualmente, o PRONATEC 2017 possui 5 iniciativas muito importante para suas ações. São elas:

  1. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
  2. Programa Brasil Profissionalizado;
  3. Rede e-Tec Brasil;
  4. Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem;
  5. Bolsa-Formação.

Quem Pode Fazer um Curso PRONATEC: Cursos Oferecidos

Todos os cursos do PRONATEC são totalmente gratuitos e oferecidos nas redes municipais, distritais, federais, estaduais de educação tecnológica e profissional, além das instituições do Sistema S (Serviços Nacionais de Aprendizagem) e instituições privadas habilitadas pelo MEC.

O PRONATEC oferece dois tipos de cursos:

  1. Cursos de qualificação profissional chamados de FIC (Formação Inicial e Continuada);
  2. Cursos técnicos.

2

FIC

Os cursos oferecidos na modalidade de Formação Inicial e Continuada possuem uma curta duração: em média, são apenas 160 horas. Já foram oferecidos aos cidadãos cerca de mais de 600 qualificações diferentes em 13 eixos tecnológicos.

Os cursos mais procurados nessa modalidade são os de Desenhista de Construção Civil, Balconista de Farmácia, Agricultor Familiar, Pedreiro, Cabeleireiro, Eletricista, Auxiliar Administrativo, Mecânico, Pintor de Obras e Auxiliar de Confeitaria.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos oferecidos são mais longos e duram cerca de 800 horas ou mais. Ao todo, são disponibilizadas mais de 200 opções de cursos, então corra para fazer as inscrições PRONATEC 2017.

Os mais procurados são: Farmácia, Informática, Estética, Segurança do Trabalho, Logística, Edificações, Mecânica, Enfermagem e Eletroeletrônica.

No próximo tópico, você vai descobrir quem pode fazer um curso PRONATEC

Regras Para Participar de um Curso PRONATEC 

Nós fizemos uma lista com as principais exigências feitas pelo programa para quem quer se candidatar às vagas nos cursos ofertados pelo programa. Abaixo, você confere quem pode fazer um curso PRONATEC.

3

Cursos de Qualificação Profissional ou FIC (Formação Inicial e Continuada)

  • Estudantes com idade mínima de 16 anos que estejam matriculados no Ensino Médio de escolas públicas. Alunos do EJA também podem se candidatar.
  • Estudantes que tenham concluído todo o ensino médio em escola pública ou particular, desde que, no segundo caso, tenham sido bolsistas integrais.
  • Cidadãos que recebam benefícios de renda direta como o Bolsa Família.
  • Cidadãos desempregados também podem participar, desde que estejam recebendo pela segunda vez, em 10 anos, o Seguro Desemprego.
  • Alguns trabalhadores em especial como agricultores, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
  • Cidadãos que sejam portadores de alguma deficiência.
  • Atiradores de Tiro de Guerra ou Reservistas das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) também podem participar.
  • Indivíduos de comunidades indígenas ou quilombolas.

Cursos Técnicos

  • Qualquer estudante que esteja matriculado regularmente no Ensino Médio em escolas públicas.
  • Pessoas egressas do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com idade superior ou igual a 18 anos.
  • Todo e qualquer estudante que tenha concluído o Ensino Médio.
Quem Pode Fazer um Curso PRONATEC: Veja Regras!
1 votes Average: 5= out of 5!
    1. ana beatriz silva ferreira
    2. Rosangela
    3. Daniel

    Adicione Seu Comentário